sábado, 22 de janeiro de 2022

Sobre Gratidão!

 



Estabelecer uma boa relação com as palavras pode nos ajudar a organizar os pensamentos e, de quebra, os sentimentos, que por serem ambos abstratos em suas formas, mas que por nos provocarem ações e reações concretas no dia a dia, nos exigem uma boa dose de discernimento e sensatez para convivermos bem não só em sociedade, mas principalmente com nós mesmos. 

Por falar em sentimentos, estou me sentindo muito estranha ultimamente, pois tenho desenvolvido um amor muito profundo pelos próprios sentimentos, pela capacidade de cultivá-los, vê-los brotar, crescerem e gerarem sensações dentro de mim.

Ao ir trabalhar todas as manhãs, por exemplo, um enorme sentimento de gratidão invade meu ser. Isso porque nos últimos meses, na verdade anos, 2020/21, o número de indivíduos que perderam o emprego foi gigantesco e eu, bem, não só tenho o meu como ocupo uma posição de decisão sobre alguns ao meu redor!

Gera-me também gratidão ver que enquanto há pessoas dentro dos ônibus lotados, colocando suas vidas em risco, afinal há um vírus circulando por ai, eu, de dentro do conforto do meu carro dirijo-me sozinha para meus afazeres, de certa forma, um pouco mais protegida que os demais.

Gera-me gratidão ver e sentir o clima que estiver em vigência no dia, seja chuva ou sol, frio ou calor, pois para muitos esse dia não está mais a existir! Confesso que trago comigo que a  partida desse mundo é algo que, no fundo, vejo como certa “sorte” quando se dá de forma natural, porque embora não professe nenhuma religião com afinco, em Deus eu acredito e tenho a bíblia como o maior dos milagres revelados e acessíveis a TODOS nós – acredito em cada uma das palavras nela registrada: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!(Lucas 8, 4-15) e ela mesma diz: O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. (Eclesiastes 7:1)

Infelizmente vivemos dias inglórios! 

Pessoas “matando” o direito de viver de outras pessoas sem tirar-lhes de fato a vida. Irônico isso, não? Uma grande maioria está viva, mas não tem o direito de escolhas sobre sua própria vida e é conduzida a uma sobrevivência insana, sem conhecer o prazer que é de fato viver!  Acredito que cabe a quem chega primeiro preparar o caminho para quem virá depois. Hoje, cada dia mais, quem chega depois quer e realmente dita qual será o lugar daquele que chegou primeiro! 

O passar dos anos e a aproximação da maturidade é muito interessante porque nessa fase é que de fato evidenciam-se quais foram as sementes que você plantou em seu interior durante a juventude. Muitos plantaram futilidades e, ao atingir esse ponto, sentem-se frustrados, pois menosprezados pelos mais jovens que os classificam de acordo com a aparência, acreditam que não são mais dignos de um bom lugar ao sol.  Ai, é hora de lutar contra o que os outros veem fisicamente como também o que ninguém vê, que são os tristes sentimentos provocados nessa dinâmica! Sorte dos esteticistas, cirurgiões plásticos, terapeutas e psicanalistas em geral! Estou grata também por conseguir não me abater por essa inversão e me aceitar bem como sou e estou nessa fase.

Claramente registrar fatos e conseguir enxergar quais as posições estamos assumindo dentro deles é uma boa forma de registrar também os sentimentos que abrigamos com mais consciência de sua origem, nesses casos que citei, não há como não perceber que seria injusto não reconhecer que há motivos de sobra para eu sentir  gratidão!

Sim, sou muito grata a Deus pela vida que tenho hoje. Reconheço que sou uma mulher de 45 anos com pai e mãe unidos pelo amor, o que é uma sorte nos dias de hoje.  Tenho irmãos saudáveis em todos os sentidos que a palavra prega, pois graças aos pais que tivemos nossos caminhos se fizeram mais  seguros e acredito que a próxima geração, meus sobrinhos, também gozará das consequências da nossa criação. Tenho um teto todo e só meu em um momento em que muitos, infelizmente, não têm nada. Tenho a liberdade de determinar a agenda que irá preencher meu dia. E, no momento em que muitos sofrem com algum problema de saúde, não tenho nem uma gripezinha para reclamar! 

Sendo assim, fica aqui o resultado do meu olhar para a minha vida e, como sempre digo, um vinho a gente abre para celebrar ou para esquecer. Hoje um foi aberto em celebração à vida que tenho e faço questão de não me esquecer dos meus dias difíceis no passado, pois cada um deles foi essencial para que o presente se fizesse mais fácil.

Obrigada, SENHOR!

Salmos 23:1-6 - O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário